voltar à pagina inicial
 
 
RSS Facebook Twitter
   

>> O País
>> História e Cultura
>> Economia
>> Tabela Estatística
>> Links Úteis
>> Notícias

>> Objetivos do Milénio
>> Sons e Imagens
>> Rádios
>> Curiosidades

Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome em Cabo Verde


odm1 odm2 odm3 odm4 odm5 odm6 odm1 odm8

Tabela Estatística

População total (milhões): 0.5
Área (km2):  4,033
PIB per capita (US$): 6,226
Crescimento PIB (% anual):  6.1
Índice de Desenvolvimento Humano (Ranking 1 – 177): 106
Esperança de vida à nascença (anos): 70.2
População com menos de 1 dólar por dia (%): N/A
Taxa de escolarização no ensino primário (% ambos os sexos): 88.4
Emissões de CO2 per capita (ton. métricas)0.5553:
Desemprego, total (%): N/A

Outros dados aqui

A Realidade do País

A população de pobres e muito pobres no pais é estimada pela ONU em cerca de 37% da população residente [dados de 2002]. Em 2006, cerca de 8% das crianças menores de 5 anos tinham insuficiência ponderal, ou seja, baixo peso para a idade.

De acordo com o Human Development Reports, 15,8% da população de Cabo Verde está abaixo do limiar da pobreza. O limiar da pobreza é determinado internacionalmente pela avaliação do conjunto de pessoas que vive com menos de 1 dólar (USD) por dia. A população pobre é superior em número, uma vez que este indicador apenas rastreia o nível considerado mais baixo de pobreza.

Fontes:  UNDP.ORG / UNDP.ORG_INDICADORESUNDP.ORG.ODM1

O que Está a ser Feito

O programa Segurança Alimentar e Cantinas Escolares é implementado pelo Cape Verde Institute of Social School Action (ICASE) e visa garantir uma refeição quente por dia durante 165 dias do ano escolar. O programa tem por objectivo envolver um total de 62 670 crianças da escola primária. Paralelamente, têm lugar acções de formação que visam sensibilizar as famílias e aumentar a sua participação.

Estão igualmente no terreno projectos que visam facilitar o acesso dos mais pobres a bens e serviços, promovendo novas oportunidades de vida e de trabalho.

Cabo Verde tem também em curso projectos de microcrédito que permitem auxiliar na criação de postos de trabalho e de meios de subsistência.

Fontes:  UNDP.ORG.ASSISTÊNCIA / UNDP.ORG.POLITICASUNDP.ORG.SISTEMA

O que Falta Fazer?

A implementação de politicas de protecção dos mais pobres e de criação de emprego é fundamental para uma redução mais forte da pobreza e das desigualdades em Cabo Verde. As organizações internacionais alertam para a necessidade de uma distribuição mais equilibrada de rendimentos entre as ilhas mais pobres e as ilhas mais ricas. O acesso à electricidade e às telecomunicações precisa ser generalizado, designadamente às populações rurais.

A recuperação dos solos e o investimento público em infraestruturas agrícolas são políticas recomendadas e, devidamente enquadradas por programas de assistência técnica, podem revelar-se eficazes no combate à pobreza rural. O sector do turismo, um dos potenciais de desenvolvimento económico do país, prevê gerar um conjunto significativo de postos de trabalho, esperando-se impacto positivo dessa nova realidade.

Fontes: UNDP.ORG.ODM1

   
     
IPAD Fundação Calouste Gulbenkian Montepio Geral
 
Jogue aqui RSS Facebook Twitter Angola Moçambique Guine-Bissau Cabo Verde  S. Tomé e Príncipe Jovens Crianças